Copom reduz taxa básica de juros de 5% para 4,5% ao ano

Atualizado: Jan 2

Com decisão, Selic chega ao menor percentual desde 1999, quando começou o regime de metas para a inflação. Redução já era esperada por analistas do mercado financeiro.


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (11) reduzir a taxa básica de juros de 5% para 4,5% ao ano. A redução já era esperada pelos analistas do mercado financeiro.


Com a decisão, a Selic atingiu o menor percentual desde a adoção do regime de metas para a inflação, em 1999. O atual ciclo de redução dos juros começou em julho deste ano.

Selic e inflação
















O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a Selic, buscando o cumprimento da meta de inflação. A meta é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).


A meta central de inflação para 2019 é de 4,25% e, como o sistema prevê margem de tolerância, será considerada formalmente cumprida se ficar entre 2,75% e 5,75%. Para 2020, o objetivo central de inflação é de 4% (tolerância entre 2,5% e 5,5%).


Quando a inflação está alta ou indica que ficará acima da meta, o Copom eleva a Selic. Dessa forma, os juros cobrados pelos bancos tendem a subir, encarecendo o crédito e freando o consumo, assim, reduzindo o dinheiro em circulação na economia. Com isso, a inflação tende a cair.


Se as estimativas para a inflação estiverem em linha com a meta, como ocorre no cenário atual, é possível reduzir os juros. Isso estimula a produção e o consumo.




52 visualizações
GRUPO
FINANCIAL ADVISORY

SÃO PAULO

Avenida Paulista, 1636 -  15º  andar - Bela Vista -  01310-200 - São Paulo - SP

Quem somos

Unidades de Atuação

CONTATO

Telefone: + 55 11 3090-6594

contato@investis.com.br

Planejamento Financeiro

AVISO LEGAL :

Investis Financial Advisory é o nome fantasia utilizado pelo grupo de empresas, sendo que prestamos consultoria financeira independente, e não atuamos como uma instituição financeira, apenas como consultoria e/ou intermediadora de serviços financeiros, e por isto não representamos risco de crédito as pessoas ou empresas. Todos os valores investidos nunca passam pelas empresas do grupo, sempre sendo tramitadas nas instituições financeiras autorizadas a operar pelo Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários nos termos da lei. Cumprimos todas as exigências dos órgãos reguladores e de fiscalização no Brasil para prestar consultoria financeira para  empresas e pessoas.

A consultoria de investimentos é prestada através na pessoa natural de Wander André Viana ('Consultor') atuando como Consultor de Valores Mobiliários, devidamente registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sob registro nº 1319-6, sendo habilitado para atuar como Consultor de Investimentos Profissional, na forma da Instrução Normativa nº 592/17, o que pode ser verificado através do site da CVM (www.cvm.org.br->Menu->Central de Sistemas->Cadastro Geral), estabelecendo a Política de Investimentos para os clientes como determina a legislação vigente.

Os serviços financeiros bancários são realizados através da Investis Capital Investimentos e Serviços Ltda, e na área de seguros pela Investis Corretora de Seguros e Serviços Ltda, empresa autorizada a operar pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP sob o nº 10.2045154.7 em Todos os Ramos de Seguros, Previdência Privada e Capitalização. 

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Instagram

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados para o grupo INVESTIS.